Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril


15/03/2024 - Correio do Povo

Empresa catarinense Viação Santa Clara Ltda, vencedora da licitação, vai oferecer 76 veículos, na cor amarela, com câmeras internas e acesso à internet via wi-fi

Por Fernanda Bassôa


O novo sistema de transporte coletivo também inclui um aplicativo que possibilitará ao usuário acompanhar o ônibus em tempo real | Foto: Lú Freitas/Prefeitura de Novo Hamburgo


O novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo, que será realizado pela empresa catarinense Viação Santa Clara Ltda, vencedora da licitação, começa a operar oficialmente no dia 27 de abril. As atuais empresas estão sendo notificadas do encerramento das atividades. A nova frota contará com 76 veículos, que terão dimensões variadas e virão na cor amarela, reproduzindo layout indicado pelo Município.

O novo sistema contará com ônibus com vidros com película de proteção solar, câmeras internas, acesso à internet via wi-fi, painel de pânico e acessibilidade, além de ar-condicionado nas principais rotas. O novo sistema de transporte coletivo, que se chama MixMob Sistema Integrado de Mobilidade, também inclui um aplicativo que possibilitará ao usuário acompanhar em tempo real seu ônibus e previsão de chegada no seu ponto.

Os novos ônibus estão sendo aguardados com muita expectativa pelos usuários que utilizam diariamente o transporte público. Paulo Roberto da Silva, 47 anos, reclama do atual estado da frota e da falta de manutenção dos carros. “Já perdi as contas de quantas vezes o ônibus quebrou a caminho do trabalho. Pneu furado, ônibus sujo e vidraças quebradas. É até uma falta de respeito com o trabalhador que precisa do transporte público todos os dias. Esse é um serviço que deveria ser oferecido com mais dignidade.”

Ana Paula de Souza, 34 anos, também demonstra descontentamento com o serviço de hoje. “É linha que atrasa e ônibus que simplesmente não aparece. As linhas são extintas e sequer a comunidade é informada. Com o novo sistema, nossa esperança é que as condições melhorem e que o serviço seja oferecido com mais qualidade, pois o trabalhador merece.”