Com capacidade para mais passageiros e menor custo, novo ônibus será testado no transporte coletivo de Caxias


21/12/2023 - GZH

Por Aline Ecker

Veículo amarelo foi emprestado pelo Volkswagen para a Visate.

Inédito na frota, o veículo tem eixo bidirecional dianteiro
o que facilita nas manobra
Foto Jaqueline Mostardeiro Pereira / Divulgação

Um novo ônibus entrará em operação para testes a partir da próxima semana no transporte coletivo urbano de Caxias do Sul. Inédito na frota, o veículo tem eixo bidirecional dianteiro, o que facilita as manobras. Outra vantagem é que o modelo tem maior capacidade para transportar passageiros, sendo 108 pessoas no total, entre sentados e em pé.

Chama a atenção a cor amarela do veículo, diferente da atual frota, que é branca. Como o ônibus foi emprestado pela Volkswagen para a Visate, a concessionária optou por não pintar o veículo. Isso porque ele veio de fábrica na cor original como um empréstimo para ser testado por 20 dias. Dessa maneira, não foi estilizado no modelo atual da Visate.

— O teste será feito sobre a questão de operacionalização. Como o ônibus tem dois eixos bidirecionais na frente, ou seja, dois eixos que giram, vamos testar a operacionalidade dele nas nossas vias. Esse veículo tem 15 metros e capacidade para 108 passageiros— explica o diretor-geral da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Clebérson Babetzki.

O diretor afirma que a ideia é que ele seja usado nas linhas com maior número de passageiros. Entre elas, a L02 – Salgado Filho e a TR01 – Troncal. Babetzki explica que não são em todas as vias que o veículo pode passar devido ao tamanho:

— É mais difícil fazer a curva e, às vezes, há carros que estacionam próximos às esquinas e o ônibus não consegue virar. São pontuais as linhas que vamos conseguir utilizá-lo. O Troncal é uma linha de ruas mais retas e grandes vias, como a Sinimbu, a Pinheiro Machado. E nas linhas Salgado Filho e Ana Rech, o ônibus pega a BR-116 e não entra tanto em vias mais estreitas.

Modelo diferente e menor custo

Conforme Babetzki, o modelo é totalmente diferente dos utilizados atualmente em Caxias do Sul.

— É um modelo que está sendo utilizado nas grandes cidades porque facilita na hora de fazer curvas e manobras. Ele transporta 108 passageiros, mas não é tão grande quanto o Troncal ­ — explica o diretor.

Babetzki destaca ainda a diferença de valor entre os modelos:

— O Troncal é um ônibus muito caro, porque o articulado custa cerca de R$ 2,2 milhões. Esse modelo não é articulado e custa entre R$ 900 mil e R$ 1 milhão.

O diretor lembra que, conforme mapeamento feito desde 2010, o número de passageiros do transporte coletivo em Caxias do Sul vem caindo a cada ano.

— Transportamos 58 milhões em 2010 e, nesse ano, não sei se a gente chega a 25 milhões. Para ter um ideia da oscilação, começamos o mês ali com 100 mil ao dia e, agora, estamos em 79 mil. Antes da pandemia, estavámos transportando 170 mil passageiros por dia. Agora, em média, transportamos entre 85 mil e 90 mil.

A redução ocorre pela mudança no perfil de quem utiliza o transporte coletivo:

— Mudou o perfil porque os usuários preferem dividir carros de transporte por aplicativo e as empresas tem ônibus fretados. Para que a população tenha uma ideia, a frota da Visate tem 230 ônibus, e as empresas de fretamento tem, hoje, 1,3 mil veículos. É 10 vezes mais. Muitas empresas passaram a utilizar o fretamento para que os funcionários tenham comodidade no deslocamento.

Se o modelo de ônibus for aprovado nos testes, poderá ser adquirido pela Visate para substituição e renovação da frota operacional.