quinta-feira, 16 de abril de 2015

Reconstrução nos corredores do BRT em Porto Alegre atrasa obras

15/04/2015 - Zero Hora - Porto Alegre

As obras nos corredores do futuro sistema BRT (bus rapid transit) de Porto Alegre têm espantado moradores e motoristas que passam pelos locais e percebem que elas quase não avançam. A percepção é certeira. No caso do corredor da Avenida João Pessoa, a obra andou para trás: os 60% dos trabalhos concluídos em dezembro do ano passado passaram para 55% nesta terça-feira, conforme dados da prefeitura.

O corredor da Avenida Bento Gonçalves permanece em 98% desde o final do ano passado, enquanto o da Avenida Protásio Alves foi o único que evoluiu nos últimos quatro meses, ainda que tímidos cinco pontos percentuais, de 92% para 97%. O resultado é que os prazos para entregar as obras foram esticados. Os corredores da Bento e da Protásio, previstos para março deste ano, ficaram para a primeira quinzena de junho. Já o da João Pessoa só deverá ser entregue em dezembro — a previsão anterior era julho.

A causa do atraso é a necessidade de reconstruir diversos trechos do concreto para substituir o asfalto e dar mais durabilidade ao piso para a passagem dos ônibus. Só que de durável o material não teve nada. Sem que nenhum ônibus passasse, já rachou em alguns trechos.

Para o concreto dos corredores de ônibus ter a resistência devida, é preciso de muita hidratação e uma longa secagem, que pode chegar a 28 dias. Não foi o que ocorreu nos três corredores em obras na Capital. O concreto foi colocado durante o verão, que foi muito quente, facilitando a rápida evaporação da água.

Mesmo com o atraso, a prefeitura não vê motivo para multar as empresas, segundo o coordenador técnico das obras de mobilidade da Secretaria Municipal de Gestão, Rogério Baú. No início deste ano, o prefeito José Fortunati havia dito, em entrevista exclusiva a ZH, que as empreiteiras tinham sido multadas. Baú também garantiu que nenhum trecho está sendo refeito mais de uma vez e reforçou que todos os custos têm sido pagos pela própria empreiteira.

— A multa é gerada quando há uma exigência de refazer e a empresa se nega. Mas a ordem foi prontamente atendida — disse.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) informou que tem acompanhado o caso.

O faz e refaz do concreto dos corredores do BRT não é o único entrave ao andamento das obras. As estações e terminais que receberão os passageiros dependem de um estudo de demanda não só dos ônibus, mas também do metrô, por causa da integração entre os modelos de transporte.

Já se sabe que o metrô não será inaugurado antes de 2020. Mas Baú espera que antes disso os dados já estarão disponíveis. Mesmo que essa primeira fase do metrô contemple basicamente a Zona Norte, sua influência chega até as vias do BRT em construção porque os ônibus alimentarão a rede integrada, justifica Baú.

Confira os prazos atualizados das obras:

1) BRT Bento Gonçalves

Trecho: Avenidas Antonio de Carvalho e Princesa Isabel.

Comprimento: 5.955 metros.

Largura: duas faixas de 3,50 metros (corredor de ônibus).

Investimento: R$ 13.976.983,83.

Início: 14 de Março de 2012.

Previsão inicial de conclusão: 18 meses.

Segunda previsão de conclusão: Março de 2015.

Previsão com a reconstrução de trechos do concreto: Primeira quinzena de junho.

Empreiteira: Consórcio Contepa (Conpasul e Sultepa).

Percentual atual de execução da obra: 98%.

 

2) BRT Protásio Alves

Trecho: Rua Saturnino de Brito até a Rua Sarmento Leite.

Comprimento: 6.850 metros.

Largura: duas faixas de 3,50 metros (corredor de ônibus).

Investimento: R$ 15.240.010,67.

Início: 12 de Março de 2012.

Previsão inicial de conclusão: 18 meses.

Segunda previsão de conclusão: Março de 2015.

Previsão com a reconstrução de trechos do concreto: Primeira quinzena de junho.

Empreiteira: Consórcio Contepa (Conpasul e Sultepa).

Percentual atual de execução da obra: 97%.

 

3) BRT João Pessoa

Trecho: Entre a Avenida Bento Gonçalves e a Rua Desembargador André da Rocha.

Comprimento: 3.346 metros.

Largura: duas faixas de 3,50 metros (corredor de ônibus).

Investimento: R$ 5.310.565,27.

Início: 28 de Setembro de 2012.

Previsão inicial de conclusão: 12 meses.

Segunda previsão de conclusão: Julho de 2015.

Previsão com a reconstrução de trechos do concreto: Dezembro de 2015.

Empreiteira: Consórcio Giovanella e Construtora Brasília-Guaíba.

Percentual atual de execução da obra: 55%.

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