Novo corredor de ônibus acelera em Porto Alegre

04/10/2013 - Zero Hora - Porto Alegre

Ainda não há indícios de sinalização na pista, mas o novo corredor exclusivo para ônibus, com 4,5 quilômetros, no eixo das avenidas Cavalhada, Nonoai e Teresópolis deve entrar em operação nos primeiros dias de novembro. Anunciada pelo prefeito José Fortunati no Dia Mundial Sem Carro, em setembro, a faixa exclusiva para o tráfego de coletivos promete dar maior fluidez ao transporte público nos horários de pico - das 6h às 9h e das 16h às 20h. Mas, ao mesmo tempo, deve aumentar o tempo de viagem dos demais veículos.

A iniciativa é pioneira em Porto Alegre. Pela primeira vez, o espaço para os ônibus ficará à direita da via e terá períodos definidos de funcionamento. Entre as 9h e às 16h, o estacionamento na faixa será permitido para evitar prejuízos ao comércio da região. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) ainda define as punições em casos de desrespeito à indicação de exclusividade de circulação dos coletivos nos horários determinados. Motoristas devem ficar atentos às alterações.

Nas três avenidas, novas paradas estão sendo instaladas e reposicionadas para o início do funcionamento do corredor, onde também poderão circular lotações. Conforme a EPTC, a medida busca reduzir em 20 minutos o percurso dos coletivos.

- Inicialmente, fizemos um estudo que mostrou que, nos últimos cinco anos, o histórico de aumento no tempo de viagem dos ônibus na Zona Sul é cíclico. Precisávamos tomar alguma medida. Optamos por priorizar a região porque, somente neste eixo, 126 mil pessoas são transportadas por dia - explica o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.

Ao todo, serão 33 paradas no trecho - 28, reposicionadas. A EPTC aguarda a chegada da tinta especial, na cor azul, para iniciar a sinalização do novo corredor de ônibus.