Porto Alegre oferece “test drive” de BRT

13/07/2011 - Transporte e Ideias

Porto Alegre ainda não oferece o sistema rápido de transporte por ônibus, mas a cidade decidiu disponibilizar um “test drive” do que é chamado o “Ônibus do Futuro - BRT”, um protótipo do coletivo que tem previsão de circular entre os corredores do sistema Trânsito Rápido de Ônibus (BRT). A expectativa é de que o projeto seja iniciado no ano que vem. O modelo vai circular em várias linhas da cidade para que a população faça o reconhecimento do veículo. As informações são do blog “Meu Transporte”.

O presidente da Associação dos Transportes de Passageiros (ATP), Ênio dos Reis, afirmou que a apresentação precoce do coletivo, antes mesmo do início de suas obras, dá segurança à população, mostrando que o poder público e as empresas se preocupam e estão atentos com a situação do transporte coletivo. “Com o aumento geométrico dos automóveis, nossos ônibus estão ficando trancados nas periferias e acabamos sendo alvos de muitas críticas”, declarou ele.
De acordo com o sistema do BRT, estão previstas a construção e a readequação de cerca de 90 km de corredores de ônibus. Com isso, os veículos circulariam por essas vias como uma espécie de metrô, atendendo 154 estações. “A ideia é que, no futuro, o ônibus não tenha cobrador”, explicou Reis. “Ele faria o mesmo trajeto em um corredor, como um metrô. O projeto do BRT é a metronização do ônibus”.

O novo ônibus - cujo modelo foi apresentado nesta segunda - possui capacidade para 120 pessoas e tem custo avaliado em R$ 800 mil. Para dar continuidade ao projeto, no entanto, a prefeitura de Porto Alegre depende do anúncio da verba federal para, então, construir o metrô na cidade e, por fim, definir a situação da obra. O Executivo, por sua vez, desenvolveu um projeto de integração entre o metrô e o sistema de ônibus.