ÔNIBUS JÁ ENTRAM EM CLIMA DE COPA EM PORTO ALEGRE. MAS AS OBRAS ESTÃO MUITO LONGE DISSO.

24/05/2011 - CBN, Adamo Bazani


Ônibus adesivado em Porto Alegre em alusão à Copa do Mundo. De início serão 12 veículos assim, que também apresentam na lataria imagens dos principais pontos turísticos de Porto Alegre. A mesma animação e espírito da Copa não podem ser sentidos quando o assunto são obras de mobilidade para o Mundial e legado para a população. Das 10 obras previstas, 09 estão atrasadas. A idéia da construção de um Metrô para a Zona Norte também causou atraso. Mesmo sendo reivindicas os recursos do PAC da Mobilidade para a Copa a fim de financiarem o metrô, as obras só deverão ficar prontas dois anos depois do mundial, no final de 2016. O projeto também alterou os estudos para as obras de BRT na cidade. Foto: Francielle Caetano (Prefeitura Municipal de Porto Alegre)

Ônibus já entram em clima de Copa em Porto Alegre

Inicialmente devem circular 12 veículos adesivados em alusão ao mundial de futebol e com os principais pontos turísticos de Porto Alegre na lataria

O transporte público de Porto Alegre já entrou na euforia da Copa do Mundo. Não, nenhuma obra para melhorar a mobilidade da população e também da demanda maior de pessoas esperada por conta do evento foi concluída.

Na verdade é uma ação de divulgação e marketing da cidade, para os moradores e turistas.
Doze ônibus do sistema municipal de Porto Alegre receberam adesivação especial em alusão à Copa de 2014 e com imagens dos principais pontos turísticos da cidade.

A arte foi produzida pelo Departamento de Criação do Gabinete de Comunicação Social da Prefeitura.
A iniciativa teve aprovação direta da Fifa, federação máxima do futebol, que entendeu como positiva a idéia de já inspirar a população para os jogos.

Os ônibus deve circular pelas linhas D 43, 343, T 1, T 2, T 3, T 4, T 5, T 6, T 9 e T 11.

O presidente da gerenciadora e operadora pública, Carris, João Pancinha afirmou que os ônibus da Linha Turística também devem ser adesivados.

SEM MUITA ANIMAÇÃO:

Se os adesivos nos ônibus mostram uma Porto Alegre animada para a Copa, o mesmo sentimento não pode ser referente quando o assunto são as obras de mobilidade para o mundial e para o legado à população.
Dos 10 projetos, 09 registraram atrasos e muitos estão com prazo de conclusão indefinido.

A prefeitura de Porto Alegre apresentou no último dia 28 de março o Projeto do Metrô com traçado para a Zona Norte da cidade para desafogar o tráfego da BR 116.

O poder público municipal pleiteou que o Metrô recebesse verbas do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade, que enfoca justamente projetos para melhorar o ir e vir das pessoas em geral, mas com atenção para estruturar as cidades para a Copa do Mundo. Ocorre que, se nada der errado, a própria Prefeitura admite que o Metrô de Porto Alegre só ficará pronto só depois de 2 anos da Copa, no final de 2016.
Os investimentos em mobilidade em Porto Alegre podem chegar numa primeira fase a R$ 500 milhões, excluindo o que será aplicado no Metrô.

Apenas a duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira Rio, que passa ao lado do estádio do Sport Club Internacional é que está dentro do cronograma.

A duplicação da Avenida Tronco sofre atrasos por conta da remoção de 1.500 famílias na área que contempla as obras.

O trânsito em Porto Alegre e nas cidades vizinhas cresceu 31% entre 2004 e 2010 e o transporte coletivo tem perdido competitividade em relação ao carro. A queda de passageiros chegou neste período 2,85%, segundo dados do Detran – RS – Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul e da EPTC – Empresa Pública de Transportes e Circulação, respectivamente.

Um dos principais problemas é a BR 116 que se transformou numa grande avenida, passando ao longo dos municípios como Canoa, Esteio e Novo Hamburgo.

Uma das alternativas para diminuir o congestionamento da BR 116 é a construção, com recursos federais da BR 448, a Rodovia do Parque, que vai servir estes municípios.

O trajeto vai ser paralelo em boa parte à rodovia BR 116 e a Rodovia do Parque vai terminar em frente à Arena Grêmio.
As obras devem ser concluídas em 2012 e podem habilitar o Rio Grande do Sul para a Copa das Confederações de 2013.

Especialistas criticam também o funcionamento atual da ponte sobre o Rio Guaíba, que abre e fecha para a passagem de navios de grande porte. Isso aumenta os congestionamentos no local e nova estrutura deveria ser pensada.

Os projetos de BRTs – Bus Rapid Transit, corredores de ônibus modernos que possibilitam uma velocidade maior dos ônibus, com acessibilidade, pontos de ultrapassagem e possibilidade de pagamento de passagem antes do embarque, estão indefinidos.

Os BRTs Potássio Alves, Bento Golçaves e Assis Brasil, além do monitoramento dos corredores de ônibus por câmeras e GPS não têm mais prazos definidos.

O Portal 2014 traz os prazos iniciais e os novos previstos depois dos atrasos. Há ainda muitas indefinições:

Obras previstas na Matriz de Responsabilidade
Obra Prazo inicial Prazo atual
Duplicação da av.Tronco Dez 2012 Jun 2013
Corredor da Terceira Perimetral Jun 2012 Jan 2014
Duplicação da avenida Beira-Rio Dez 2012 Jul 2013
Monit. corredores de ônibus Dez 2011 Indefinido *
BRT Protásio Alves Jun 2011 Indefinido *
BRT Assis Brasil Dez 2012 Indefinido *
Ampliação da rua Vol. da Pátria Jun 2013 Nov 2013
Prolongamento av.Severo Dullius Set 2012 Out 2013
Complexo da Rodoviária Mar 2013 Ago 2013
BRT av. Bento Gonçalves Jun 2013 Indefinido *

Todos os projetos de BRT foram alterados por conta da elaboração dos estudos para o Metrô.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.