Mega BRT marca inovação em transporte público

09/12/2010 - Prefeitura de Porto Alegre

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

Novos modelos devem circular até o final de 2011

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Fortunati disse que quem ganha é a população


Foi apresentado hoje, 9, com a presença do prefeito José Fortunati, o ônibus articulado desenvolvido pela Neobus, em parceria com a EPTC, nos moldes do sistema BRT, sigla em inglês para ônibus de transporte rápido, visando o novo projeto de transporte integrado. O evento contou com a presença do diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, do diretor-presidente da Carris, João Pancinha, do presidente da Neobus, Edson Tomiello, e do presidente da ATP, Ênio dos Reis.(fotos). 

Conforme o prefeito, o ônibus é uma inovação que permitirá a circulação nos corredores qualificados como também nos bairros da cidade. “Quem ganha com esta iniciativa é a população de Porto Alegre. Esta é mais uma mostra da evolução para o futuro do transporte público na Capital”, destacou. A previsão é que os novos modelos do veículo comecem a circular no final de 2011.

O ônibus tem a capacidade para 51 passageiros sentados, é adaptado para deficientes físicos, possui ar condicionado, motor ecológico, tem 20 metros de comprimento e suporte para três bicicletas. A apresentação aconteceu na sede social da Carris (rua Frei Antônio de Caxias, 300, bairro Partenon).

BRT (Bus Rapid Transit) - Uma iniciativa que irá transformar o sistema de transporte coletivo em Porto Alegre tornando-o mais ágil, econômico e menos poluente. Contará com grandes portais, que completam o sistema. É um modelo de transporte sobre pneus, rápido, flexível e de alto desempenho.